Curso de Histeroscopia – oportunidade de aprender na prática, em pacientes, no Ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas em São Paulo
- Disciplina de Ginecologia da FMUSP
- 28 de mai.
- 2 min de leitura

A histeroscopia é hoje um dos métodos mais precisos e menos invasivos para diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades intrauterinas. No curso oferecido nos dias 8 a 11 de outubro pela Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP, médicos e residentes têm a oportunidade de aprender com os maiores especialistas do país, em um ambiente clínico e acadêmico de excelência.
Conheça as aplicações e detalhes do curso:
Enfermidades com indicação de histeroscopia:
- Pólipos endometriais: comuns em mulheres com sangramento uterino anormal.
- Miomas submucosos: responsáveis por dor, sangramento e infertilidade.
- Sinéquias uterinas: que podem causar falhas de implantação embrionária e infertilidade.
- Malformações uterinas (ex: septo uterino): associadas a abortamentos de repetição.
- Corpos estranhos intrauterinos: como DIUs impactados.
- Câncer de endométrio e lesões precursoras: para biópsia dirigida e acompanhamento.
Utilização da técnica em um dos maiores ambulatório de Ginecologia da América Latina
O Ambulatório de Ginecologia do Hospital das Clínicas da FMUSP realiza um grande volume anual de procedimentos histeroscópicos, com alta taxa de sucesso terapêutico entre as pacientes atendidas. A introdução da histeroscopia como método diagnóstico e terapêutico tem contribuído significativamente para a redução da necessidade de cirurgias invasivas, permitindo intervenções mais precoces e menos traumáticas.
Alta tecnologia a serviço da ginecologia moderna
O curso conta com a utilização do laser de diodo da Biosat, tecnologia de última geração que permite realizar cortes precisos com mínimo dano térmico e excelente controle hemostático. Essa inovação torna possível tratar pólipos, miomas e septos uterinos em ambiente ambulatorial, com conforto para a paciente e sem necessidade de internação ou anestesia geral. A experiência prática com esse recurso é uma das marcas do curso oferecido pela FMUSP, unindo ciência, segurança e eficiência terapêutica.

Instrumentação avançada: precisão e ergonomia em foco
Outra inovação apresentada durante o curso é a pinça ergonômica semi-rígida, com 2,9mm e compatível com Histeroscopio de Bettocchi - um instrumento ergonômico de alta precisão, ideal para procedimentos ambulatoriais. Seu formato tridente, com três dentes na extremidade, garante excelente tração e remoção de fragmentos durante biópsias e polipectomias. A utilização dessa pinça oferece ao aluno a oportunidade de dominar técnicas modernas com instrumentos de ponta, cada vez mais presentes na prática ginecológica atual.

Destaques
Prática hands on em pacientes
Acompanhamento constante de renomados especialistas
Cirurgias Ambulatoriais
Demonstração do uso de Laser de Diodo
Local privilegiado: setor de Histeroscopia da Divisão de Ginecologia do Hospital das Clínicas
Amplo espectro de casos para prática intensiva
Para saber mais sobre o curso, que ocorre nos dias de 8 a 11 de outubro, acesse o site: https://www.ginecousp.com.br/histeroscopia
Kommentare