fm_6.jpg
Picture2.png

Educação Continuada

Contato

Secretaria de Cultura e Extensão
 

Responsável: Cláudia Vieira
Telefone: 3061-7163
E-mailclaudia.vieira@hc.fm.usp.br

https://www.fm.usp.br/ccex/programas-de-formacao-profissional/complementacao-especializada

Informações Gerais

Público-alvo

A Residência Médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada ao treinamento de médicos, sob a forma de cursos de especialização caracterizados por treinamento em serviços. Funciona sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não. É regulamentada pela Lei 6.932/1981, que prevê orientação de elevada qualificação ética e profissional. Esta modalidade de ensino é considerada a melhor forma de treinamento de profissionais médicos, tendo se tornado parte integrante da formação desse especialista. Constitui um aprendizado prático que integra, por sua natureza, o juízo ético ao exercício da profissão.

Pré-requisito

Somente podem se candidatar aos PRM da FMUSP, os médicos formados no país por instituições oficiais ou reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), ou formados por instituições estrangeiras, cujos diplomas tenham sido revalidados, em consonância com a legislação em vigor.

Somente podem se candidatar aos PRM em especialidades com pré-requisito, os médicos que tiverem realizado o(s) pré-requisito(s) exigido(s) em programas credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Forma de Ingresso

O processo seletivo para ingresso é realizado anualmente, com normas divulgadas em edital público.

*Verificar no site da COREME

https://www.fm.usp.br/coreme/portal/

Programas
  • 067 - OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA 
     

  • 100 - OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA (ano adicional)
     

  • 014 - ENDOSCOPIA GINECOLÓGICA