CONCURSO DE MONOGRAFIAS DE TEMAS EM GINECOLOGIA

A Disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP e a EMS Sigma Pharma estão promovendo o "CONCURSO DE MONOGRAFIAS PARA MÉDICOS RESIDENTES E ESPECIALISTAS COM TÍTULO E FORMADOS ATÉ CINCO ANOS".

Os temas que podem ser desenvolvidos são: * Contracepção na adolescência * Osteopenia na pós-menopausa * Uroginecologia: síndrome da bexiga dolorosa * Doenças Sexualmente Transmissíveis

As monografias serão aceitas até 10 de dezembro de 2010.

Quatro monografias serão selecionadas, uma em cada tema. Cada uma receberá um prêmio no valor de R$ 5.000,00(cinco mil reais). A monografias deverão ter seus direitos cedidos (cessão universal dos direitos patrimoniais de autor).

O envio da monografias deverá ser feito para o endereço:

Clínica Ginecológica Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 - 10 andar ICHC sala 10.166 Cerqueira César - São Paulo - SP 05403-000

O Concurso tem a Supervisão direta do Prof. Dr. Edmundo Chada Baracat, Coordenação do Prof. Dr. Antonio Jorge Salomão e suporte do Dr. Felipe Pinho, Diretor Médico da EMS.

DETALHES & INFORMAÇÕES

I. Normas gerais para o texto

As monografias deverão versar sobre um dos seguintes temas:

• Contracepção na adolescência • Osteopenia na pós-menopausa • Uroginecologia: síndrome da bexiga dolorosa • Doenças Sexualmente Transmissíveis

Poderão ser elaboradas individualmente ou em grupo, sendo admitida apenas uma monografia por autor.

Somente serão aceitas aquelas cujo conteúdo esteja restrito sobre um dos temas definidos, escritas em português e inéditas, ou seja, não publicadas em livro, revistas especializadas, Internet ou na imprensa leiga em geral.

Textos inseridos em documentos de circulação restrita à universidade serão considerados inéditos.

Não serão permitidos trabalhos que tenham obtido algum prêmio nacional e/ou internacional.

Deve-se utilizar uma linguagem técnica, evitando o uso de termos imprecisos, vagos e ambíguos. O texto deve ser revisado de forma a se eliminar erros ortográficos e/ou gramaticais.

O texto deve ter um caráter formal e impessoal. Assim, devem-se utilizar expressões do tipo: “conclui-se que”, “percebe-se que”, “é válido supor”, “ter-se-ia o seguinte resultado”, “verificar-se-á”. Não sendo adequado, portanto, utilizar: “conforme vimos no item anterior” ou “dissemos que”, mas sim: “conforme visto no item anterior” ou “foi dito que”, etc.

As legendas das figuras devem estar logo abaixo das mesmas e centralizadas. Toda figura deve ter um texto explicativo, ser referenciada no texto principal e enumerada de acordo com a ordem em que aparece no texto.

Da mesma forma, tabelas ou quadros devem ser citados no texto principal e possuir um texto explicativo centralizado. As tabelas ou quadros devem ser enumerados de acordo com a ordem em que aparecem no texto.

II. Formatação

- Deve ser utilizado o papel formato A4 (21,0 x 29,7 cm). - As folhas devem apresentar margem esquerda e superior de 3,0 cm, margem direita e inferior 2,0 cm. - Utilizar fonte Arial. - Utilizar fonte tamanho 12 para o texto e 14 para os capítulos. - A paginação deve estar em algarismos arábicos e no canto superior direito da folha. - O texto deve ser digitado em espaço 1,5. - Deve-se adotar numeração progressiva para os itens do trabalho.

III. Estrutura da monografia

A monografia deve conter a seguinte disposição:

1. PRÉ-TEXTO CAPA (obrigatória) CONTRACAPA (obrigatória) RESUMO EM PORTUGUÊS (obrigatório) RESUMO EM INGLÊS (obrigatório) LISTA DE ILUSTRAÇÕES (opcional) LISTA DE TABELAS (opcional) SUMÁRIO (obrigatório)

2. TEXTO (CORPO DO TRABALHO) INTRODUÇÃO REVISÃO DA LITERATURA OBJETIVOS CASUÍSTICA E MÉTODOS RESULTADOS DISCUSSÃO CONCLUSÃO

3. PÓS-TEXTO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (obrigatórias) ANEXOS

A seguir serão detalhadas algumas das principais partes. 1. PRÉ-TEXTO

CAPA A capa deverá conter o tema e o título da monografia. Os trabalhos deverão ser despersonalizados, ou seja, sem agradecimentos ou qualquer outra informação que identifique o autor, sob pena de desclassificação. O título da obra e os dados pessoais do autor (nome, endereço, telefone, instituição) estarão detalhados em folha separada.

CONTRACAPA (folha de rosto) No anverso da contracapa, além dos mesmos elementos da capa, deve ser mencionada também a sua natureza (monografia).

RESUMO

O resumo é elemento obrigatório que consiste na apresentação concisa dos principais pontos do texto, como objetivos, metodologia, resultados e conclusões principais. Deve ser precedido da referência do próprio texto, e abaixo dele deverão ser indicadas algumas palavras chave separadas por ponto (.). O resumo deverá conter de 150 a 500 palavras. Deverá ser apresentado em português e inglês.

SUMÁRIO

É a indicação do conteúdo do documento, refletindo suas divisões e/ou seções, na mesma ordem e grafia em que aparecem no texto. A palavra SUMÁRIO deve ser grafada no alto e no centro da página, em letras maiúsculas e sem pontuação.

2. TEXTO (CORPO DO TRABALHO)

INTRODUÇÃO A introdução, como o próprio nome indica, deve propiciar ao leitor uma visão panorâmica do que virá, apresentando o tema a ser explorado e/ou suas controvérsias.

REVISÃO DA LITERATURA Estabelecido o tema do trabalho, o próximo passo é a realização do levantamento bibliográfico ou pesquisa bibliográfica existente sobre o assunto, o que levará o estudante às fontes. A importância desta parte do trabalho está relacionada com a necessidade que o leitor tem de saber o que existe na literatura correlata, informações e sugestões.

CASUÍSTICA E MÉTODOS Sua descrição deve ser precisa, de forma a não despertar dúvidas por parte do leitor, possibilitando, se assim ele o desejar, o processamento dos métodos empregados.

RESULTADOS Os resultados devem ser apresentados de forma objetiva, exata, clara e lógica, utilizando- se quadros, figuras e fotografias que complementem o texto. Devem incluir tanto os resultados positivos quanto os negativos, que tenham algum significado.

CONCLUSÃO Representa o ponto alto do trabalho, pois foi para chegar até ela que se encaminhou todo o processo. Ela deve ser fundamentada no texto, contendo deduções lógicas, correspondentes aos objetivos da pesquisa. Deve apresentar um resumo sintético, porém completo, da argumentação e provas estabelecidas. Neste item poderá também estar contida a opinião pessoal do estudante, sua tomada de posição diante dos problemas apresentados e soluções (ou não) encontradas.

3. PÓS-TEXTO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS A literatura mencionada no texto deve ser relacionada sob o título de REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. Toda obra citada deverá ser obrigatoriamente referenciada. A lista de referências bibliográficas deve ser ordenada alfabeticamente,obedecendo ao sistema de chamada alfabética. No texto, as citações devem ser indicadas pelo sobrenome do autor e ano de publicação. Como por exemplo: Siqueira (1983), sustenta que os elementos essenciais de uma referência bibliográfica são dados considerados indispensáveis à identificação das obras mencionadas no trabalho. Em outros artigos (LAERTE, 1999, p. 3) afirma que “[...] o conhecimento é construído de maneira cíclica dando-se a partir da interação entre os pesquisadores de determinada área de investigação”. As citações bibliográficas diretas (da forma como o autor escreveu) com menos de 3 linhas deverão ser colocadas no texto entre aspas (“”). Quando tiverem mais de 3 linhas de extensão deverão aparecer recuadas 4 cm da margem esquerda, com fonte 10 (sem aspas). As citações bibliográficas devem seguir os modelos segundo a ABNT 6023/2002.

ANEXOS

São partes integrantes do trabalho que, devido à dificuldade de colocação no local adequado, figuram após o texto, em paginação contínua, antecedendo as referências bibliográficas. Havendo mais de um anexo, a identificação deve ser feita por letras maiúsculas: ANEXO A – Título, ANEXO B – Título, etc.

COMISSÃO JULGADORA

Presidente: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat (FMUSP) Prof. Dr. Antonio Jorge Salomão (FMUSP) Prof. Dr. Manoel João Batista C. Girão (UNIFESP) Prof. Dr. Almir Antonio Urbanetz (UFPR) Dr. Felipe Pinho (Diretor Médico EMS)

PRÊMIO

Serão selecionadas quatro monografias, sendo uma de cada tema. As quatro monografias selecionadas pela comissão julgadora receberão, cada uma, um prêmio no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), através da cessão universal dos direitos patrimoniais de autor.

O pagamento será efetuado em uma única parcela, 30 dias após a assinatura de um TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS.

1 visualização

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255, Cerqueira César , São Paulo- SP  - CEP 05403-000

Instituto Central - 10º andar - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

secretariagin.ichc@hc.fm.usp.br

(11) 2661-7621/ 2661-6647

  • Facebook
  • Instagram