Atendimento SUS

Orientação fundamental

Você usuária da rede pública de saúde poderá contar com o atendimento em diferentes especialidades médicas  existentes no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, bem como em outros Ambulatórios de Especialidades espalhados no Município de São Paulo. 

Para agendar sua consulta é necessário passar pela TRIAGEM NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS) mais próxima de sua casa. Após isso será encaminhada ao setor de Regulação de Vagas  na mesma UBS, que marcará sua consulta nos diferentes serviços existentes na especialidade médica indicada, de acordo com a disponibilidade de vaga no Hospital das Clínicas o mais breve possível. 

No Hospital

Atendimento Ambulatorial

Atendimento ambulatorial é todo aquele em que a paciente vem ao hospital é atendida e volta para casa. Incluem-se consultas médicas, consultas de enfermagem, coleta de exames, realização de exames de imagem (radiografias, ultra-sonografias, tomografias, etc.) procedimentos de pequenas cirurgias, endoscopias, etc. 

O atendimento ambulatorial não envolve internação superior a 24 horas.

Para o atendimento inicial você deve trazer os papéis de encaminhamento, providenciados na Unidade  Básica de Saúde, além de seus documentos pessoais de identificação.  Eles serão necessários para que seja realizada a sua matrícula no Hospital. 

Orientações gerais para os atendimentos ambulatoriais

Tenha muita atenção aos papeis que são dados em cada atendimento realizado. Eles contém informações importantes relacionadas com novas datas de retorno, coleta e realização de exames e procedimentos.  Nos casos desses últimos eles também incluem orientações específicas para os procedimentos como  a necessidade de jejum ou não, necessidade de acompanhante,  uso ou suspensão de medicamentos, etc. A leitura de todo papel recebido no hospital é fundamental. Se tiver dificuldades não pense duas vezes: peça auxílio a um familiar ou vizinho, para a leitura de todos os documentos, orientações, receitas e filipetas para a continuidade do seu tratamento. 

É altamente recomendável que você providencie uma pequena pasta de aba e elástico para proteger todos esses papéis, receitas, etc. Com isso todos os papéis ficam bem guardados em um só lugar e fica bastante fácil trazê-los toda vez que você vem ao hospital.  

Prédio dos Ambulatórios do HCFMUSP -  PAMB

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155

(Nessa entrada você está no 4º. Andar do prédio. O Ambulatório de Ginecologia fica no 5º. Andar, na parte do fundo do prédio, à direita de que está entrando no prédio). 

Tel. (11) 3069 6000.




Internação Hospitalar

(Informações da Diretoria Executiva e setores específicos do Instituto Central)

Procedimento de Internação

A unidade responsável pela internação e atendimento dos pacientes SUS está localizada no 4º andar, Bloco 2 do Prédio dos Ambulatórios e funciona de 2ª a Domingo, das 7:00 às 2O:00 horas. 

É na Seção de Internação onde você poderá obter qualquer informação sobre os procedimentos para internação. 

O procedimento inicial de internação é a apresentação do Pedido de Internação, assinado pelo médico solicitante, em impresso próprio do hospital.

Materiais

Todos os materiais utilizados para a paciente, quando necessários, são descartáveis. Os equipamentos e instrumentos não individualizados são submetidos a rigoroso processo de esterilização e desinfecção, garantindo a segurança da paciente durante todo o seu período de permanência no H.C. Por esse motivo, a assistência de enfermagem só poderá ser prestada pela equipe de profissionais do hospital que atua na unidade onde o paciente está internado.   

Fisioterapia

Se durante sua internação o seu médico indicar tratamento fisioterápico, oriente-se com o Enfermeiro Chefe da Unidade.   

Atendimento Nutricional

A Divisão de Nutrição e Dietética produz e fornece refeições normais e especializadas, preparadas sob rigorosas técnicas de controle de qualidade, observando as necessidades nutricionais de cada paciente. Conta com nutricionistas que fazem parte da equipe multi-profissional, atuando na assistência ao paciente internado e ambulatorial.

O nutricionista é responsável pela execução da prescrição dietética de acordo com os dados clínicos e necessidades nutricionais do paciente, realizando assistência individualizada, através de avaliação nutricional.

As refeições são servidas nos seguintes horários:

Desjejum das 07:30 às 08:30 horas 

Almoço das 11:30 às 12:30 horas 

Lanche das 14:00 às 14:30 horas 

Jantar das 17:30 às 18:30 horas 

Lanche noturno das 20:00 às 20:30 horas

Em caso de dietas especializadas poderão ser incluídos outros horários conforme a prescrição.

É possível trazer alimentos de casa para o paciente, desde que previamente autorizado pelo nutricionista da unidade. Esta poderá ser solicitada, das 7:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira.

A Divisão de Nutrição e Dietética conta também com a equipe de nutricionistas no Ambulatório, que, em caso de necessidade de retorno, poderão atender mediante agendamento.

Serviço Social

A paciente e seus familiares contam com o atendimento do Assistente Social responsável pela unidade, durante o período de internação. A atuação do Serviço Social está voltada para implicações sociais relacionadas à doença e tratamento, tais como:  situações trabalhistas, previdenciárias, documentação, relações familiares e encaminhamentos.

Atendimento Psicológico

Os pacientes e seus familiares contarão com assistência psicológica durante o período de internação, através dos psicólogos que trabalham na própria clínica médica onde está o paciente, desde que seu atendimento tenha sido solicitado pela equipe de saúde dessa mesma clínica, ou a critério do psicólogo. Horário de atendimento: das 7:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.   

Farmácia

O paciente internado receberá da farmácia a medicação necessária para o seu tratamento, de acordo com a prescrição médica, através de Sistema de Dose individualizada, a cada 24 horas.

Quando da alta médica, o paciente será atendido pela Farmácia que prestou assistência durante o período de internação, mediante receita médica e cartão de consulta.

Qualquer informação adicional, deverá ser obtida junto a Farmácia Central no 8º andar do PAMB, bloco 5, fone 3069-6205 ou 3069-6298 no horário das 7:00 às 17:00h, nos dias úteis.















Doação de Sangue

A entidade responsável por manter o suprimento necessário de sangue e hemo-derivados aos pacientes é a Fundação Pró-Sangue de São Paulo.

Grande parte do sangue disponível é obtido através da doação de familiares e amigos dos pacientes e, provém também de campanhas de doação realizadas na comunidade.

Todo sangue obtido é analisado e processado de forma a garantir o mais elevado grau de segurança ao paciente. Quando necessário, após a internação poderá haver um contato para maiores esclarecimentos sobre o assunto.

A seção de doadores desta fundação localiza-se no Prédio dos Ambulatórios, no 4º andar, bloco 17.

Outros Serviços

Assistência Religiosa

A assistência religiosa aos pacientes é proporcionada pelo Serviço Religioso Católico, Serviço Religioso Evangélico e Serviço Religioso Judaico em tempo integral.

Celebrações programadas:

Católica (missa)

Terças-feiras 18:30 horas

Quintas-feiras 12:00 horas

Domingos 10:00 horas

Local: Capela do Instituto Central - 11º andar

tel: 3069.6340

bip: 253.4545 - cod. 46997

Evangélica (culto)

Segundas e Quartas-feiras 19:30 horas

Local: Capela do Instituto Central - 11º andar

Domingos 10:00 horas

Local: Anfiteatro da Oftalmo 6º andar do Instituto Central

tel: 3069.6376

Judaíca

tel: 212.7191

Serviço de Barbearia

Para solicitar o serviço de barbearia falar com o enfermeiro da unidade. Horário de funcionamento:das 8:00 às 12:00 h, de segunda à sexta-feira.

Visitas e acompanhantes

Chegando ao Hospital, dirija-se à Seção de Informação, localizada no Bloco 23, 4º andar do Prédio dos Ambulatórios, para obter a autorização de entrada para visitar o paciente internado. Com a autorização em seu poder, aguarde o horário de entrada no local que lhe for indicado.

Cada paciente poderá receber o número de visitas determinado pelo hospital e sempre maiores de 12 anos.

A visita de crianças de 3 a 12 anos é permitida em caráter excepcional, com prévia autorização do médico, enfermeiro-chefe ou assistente social da unidade. A solicitação deve ser feita de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 16:00 horas.

Alta hospitalar

Alta a pedido do paciente ou da Administração

Prescrita a alta hospitalar o paciente e seu acompanhante deverão aguardar no aposento a comunicação do funcionário da Enfermagem. 

O paciente só poderá sair do hospital acompanhado por um funcionário da enfermagem, que o conduzirá até o 4º andar, Bloco 23, do Prédio dos Ambulatórios, Seção de Informações, para a liberaçãode saída. 

A alta por vontade própria do paciente ou da família poderá ser concedida pelo médico assistente, sendo este responsável por esclarecer a situação clínica do paciente e indicar as alternativas para a continuidade de seu tratamento por outro profissional ou em qualquer outra instituição médica. 

O paciente ou familiar responsável deverá assinar o Termo de Alta a Pedido, conforme procedimento rotineiro da instituição. O hospital reserva-se o direito de, mediante autorização médica, efetuar a alta de pacientes sempre que existirem riscos aos demais pacientes ou à instituição, desde que a remoção não ofereça prejuízo ao paciente.

Informações Úteis

Ajude-nos a ajudá-lo

É permitida a entrada de televisor igual ou acima de 14 polegadas, com a autorização prévia do Enfermeiro Chefe da Unidade, at qual poderá ser solicitada de segunda à sexta-feira, no horário das 7:00 às16:00 horas. 

Não é permitida a entrada de filmadoras, máquinas fotográficas e gravador. 

A entrada de alimentos para o paciente é permitida, com a autorização do nutricionista da unidade.

O Enfermeiro Chefe da Unidade é a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas. Procure-o sempre que necessário.

Recomendações

As visitas não devem sentar no leito do paciente. Devem lavar as mãos antes de cumprimentá-la, contribuindo com a prevenção de infecção hospitalar. 

Deve ser evitada a circulação pelos corredores, quartos dos demais pacientes e Posto de Enfermagem. 

A porta do quarto do paciente deve ser mantida fechada e os aparelhos sonoros devem ser utilizados com volume em nível baixo. 

Não é permitido Fumar nos aposentos do paciente e corredores do hospital. 

Não lavar ou estender roupas nos aposentos ou janelas. 

Não manipular equipamentos hospitalares reservados para o uso do paciente. 

Não permanecer mais de um acompanhante para o pernoite. 

As visitas e o acompanhante devem manter bolsas, carteiras e valores pessoais sob sua guarda. 

Os funcionários não estão autorizados a receber gratificações dos pacientes ou acompanhantes.

Central de Atendimento ao Usuário

Prédio dos Ambulatórios

4º andar, sala 13

Telefone : 3069-6554        

Sua opinião é importante

Estará à sua disposição durante a internação um formulário de avaliação.

Ele lhe será entregue já ao início da internação para que você possa avaliar nossos serviços, auxiliando-nos no aprimoramento do atendimento.

Após o preenchimento coloque-o na caixa de sugestão do andar. 

Instituto Central

Hospital das Clinicas da FMUSP

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255

Cerqueira César - CEP 05403-000

Tel: (011) 3069.6000

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E-mail:  eventos.secretaria@uol.com.br

Tel:   (11) 2272-4301  (11) 99529-8202 

SECRETARIA EXECUTIVA

AGÊNCIA DE VIAGENS LEVITATUR

TERMOS

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