top of page
  • Facebook
  • Instagram

Laser na histeroscopia: segurança, precisão e o futuro dos procedimentos ambulatoriais

A histeroscopia ginecológica tem vivido uma verdadeira revolução. Durante o evento da SOBRACIL, a Professora Dra. Anne Pereira, Médica Assistente do Setor de Histeroscopia do Ambulatório de Ginecologia do HC-FMUSP, apresentou dados inéditos sobre a aplicação do laser de diodo em procedimentos ambulatoriais – uma tecnologia que promete transformar a forma como tratamos patologias intrauterinas.


Com um tom entusiasmado e respaldado por uma sólida casuística, Dra. Anne destacou a eficácia e segurança do método: “Não tivemos nenhuma complicação intra ou pós-operatória. Nenhuma sinéquia, nenhuma lesão residual. A cicatrização foi perfeita em todos os casos.” Entre os casos apresentados estavam pólipos, miomas submucosos, septos uterinos e até sinéquias.


Segundo ela, o uso do laser de diodo trouxe inúmeras vantagens técnicas:


  • corte extremamente preciso,

  • baixíssimo dano térmico,

  • menor dor intraoperatória,

  • e possibilidade de realizar tudo isso em ambiente ambulatorial, com a paciente acordada e confortável.


Ver e tratar: o novo paradigma da ginecologia minimamente invasiva

Com a fibra de laser passando facilmente pelo canal de trabalho dos histeroscópios modernos, Dra. Anne demonstrou que mesmo casos complexos, como miomas volumosos ou septos espessos, podem ser abordados com sucesso sem a necessidade de centro cirúrgico.


Ela apresentou inclusive técnicas desenvolvidas no próprio serviço, como a “bipartição” de pólipos muito grandes e a “técnica do step”, em que a fibra é usada tanto para corte quanto para tração da lesão.


Para acessar a participação da da Professora Anne sobre o tema no evento, clique aqui.


Experiência no HC reforça o convite para o curso de histeroscopia em maio

Todos esses resultados não são apenas dados científicos: são parte da vivência diária no HC-FMUSP. É lá que, em maio, acontecerá o Curso de Histeroscopia Diagnóstica e Cirúrgica, coordenado pela própria Dra. Anne Pereira. O curso será uma oportunidade única para médicos vivenciarem de perto essas inovações.


Imagem da Professora Anne ensinando alunos na última edição do curso de Histeroscopia da Disciplina de Ginecologia do HC-FMUSP
Imagem da Professora Anne ensinando alunos na última edição do curso de Histeroscopia da Disciplina de Ginecologia do HC-FMUSP

➡ Mais informações e inscrições estão disponíveis no site oficial:



Comments


bottom of page