Atenção integral à saúde da mulher no Climatério
- Disciplina de Ginecologia da FMUSP
- 14 de jun.
- 1 min de leitura
Para conferir a palestra na íntegra, clique aqui.
A atenção primária é fundamental no manejo do climatério, com foco em prevenção, promoção de saúde e acompanhamento longitudinal.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher enfatiza o climatério como fase de oportunidade para acoes de prevenção e promoção de saúde.
Em estudo realizado na FMUSP 70% das queixas ginecológicas e dos diagnóstico ginecológicos não oncológicos como sangramento uterino anormal podem e devem ser tratadas na atenção primária.
A propedêutica deve incluir anamnese detalhada, avaliação de risco cardiovascular, avaliação de saúde óssea e detecção precoce de neoplasias.
Ações multiprofissionais (nutrição, fisioterapia, psicologia) são importantes para melhora na qualidade de vida das mulheres na transição para menopausa e pós menopausa.
Fatores sociais e econômicos, como acesso ao SUS e alimentação ultraprocessada, influenciam negativamente na saúde da mulher durante o climatério.
Protocolos de rastreamento como mamografia e citologia, precisam considerar individualização e não se limitar somente a população alvo .
O projeto “Menopausando” promove educação em saúde com alunos respondendo dúvidas de mulheres nas redes sociais.
Para conferir a palestra na íntegra, clique aqui.
Comments