O Dr. Théo Lerner, coordenador do Ambulatório de Sexualidade da Disciplina de Ginecologia do HC-FMUSP, conta detalhes sobre o conteúdo científico que foi preparado para os Congressistas, em 22 e 23 de novembro, na 2ª Jornada Internacional de Sexualidade Feminina e 7º Curso, de forma presencial no próprio Hospital das Clínicas em São Paulo ou de forma on-line pelo portal GinecoUSP.
As inscrições podem ser feitas por meio deste link.
Para assistir ao vídeo, clique aqui.
Confira detalhes do programa científico mencionado pelo professor:
· Aspectos contemporâneos em Sexologia
No cenário atual, onde as mudanças sociais e tecnológicas estão remodelando a forma como entendemos a sexualidade, os palestrantes explorarão os novos paradigmas e desafios que surgem na prática clínica e no estudo da sexualidade.
· Tecnologia e Sexualidade
Da realidade virtual à inteligência artificial, a tecnologia tem mudado a experiência sexual de diversas maneiras. Como essas mudanças afetam a prática clínica e o bem-estar sexual?
· Impacto da Violência Sexual sobre a Sexualidade
Uma discussão sobre como a violência sexual influencia a vida íntima, as barreiras enfrentadas por sobreviventes e as melhores práticas terapêuticas para auxiliar na recuperação da saúde sexual.
· Diversidade, kink e parafilias: qual o limite?
Uma reflexão sobre os limites entre comportamentos aceitáveis e patológicos, no contexto da diversidade sexual e práticas não convencionais.
· Sexologia e a prática do profissional de saúde
Como os profissionais da saúde podem integrar o conhecimento em sexologia à sua prática diária? Esse debate abordará a importância da educação sexual contínua para garantir uma abordagem humanizada e informada.
· Sexualidade na Cultura Tradicional Indiana
Uma oportunidade única de entender como tradições milenares indianas veem e tratam a sexualidade, e o impacto da cultura nas práticas contemporâneas.
· Vulva - Abordagem Multidisciplinar
Com uma análise completa sobre a anatomia do clitóris, os aspectos funcionais e estéticos da vulva, além das abordagens de fisioterapia e o impacto desses temas na fisiologia sexual, esta mesa trará um enfoque diferenciado sobre uma área tradicionalmente negligenciada na prática profissional.
· Casos Clínicos
Profissionais compartilharão experiências e insights valiosos através de estudos de caso, promovendo uma compreensão prática das questões complexas que cercam a sexualidade feminina.
· A culpa (sempre) é da parceria?
Esta palestra questionará a visão simplista de que problemas sexuais sempre têm origem em questões de relacionamento, destacando a importância de uma visão holística e interdisciplinar.
· Farmacologia e Sexualidade
Medicamentos pró-sexuais e anti-sexuais serão discutidos, assim como as alternativas fitoterápicas. O objetivo é explorar o impacto dos tratamentos farmacológicos na saúde sexual e sua aplicação na prática clínica.
· Sexualidade e comorbidades clínicas
O impacto de doenças como câncer e neuropatias, entre outras, na sexualidade será explorado, fornecendo insights sobre como essas condições afetam o bem-estar sexual e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
· Palestra: O Futuro da Sexologia
Uma reflexão sobre o futuro da área, abordando inovações terapêuticas e os desafios que ainda estão por vir.
Dias: 22 e 23 de Novembro de 2024
Modalidades: Presencial ou on-line
Gravações: disponíveis por 90 dias
Locais: Presencial: Auditório Berilo Langer - Instituto Central IC-HC-FMUSP. Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 255 - Cerqueira César, São Paulo. On-line: www.ginecousp.com.br
Comments