top of page
  • Facebook
  • Instagram

Princípios Reconstrutivos Aplicados à Mastologia e Ginecologia

  • há 4 horas
  • 1 min de leitura

Para conferir a palestra na íntegra, com o Prof. Dr. Fabio Busnardo, clique aqui.


  • Destaque para importância da integração entre cirurgia plástica, mastologia e ginecologia na formação dos residentes e no cuidado oncológico multidisciplinar.

  • Apresentação de linha histórica da reconstrução mamária, mostrando que conceitos conservadores e reconstrutivos já apareciam precocemente em nomes como Antônio Prudente.

  • Um dos pontos centrais foi que a reconstrução não deve ser vista apenas como estética, mas como parte da recuperação global da paciente, com impacto direto na qualidade de vida.

  • Quando oncologicamente possível, a cirurgia conservadora tende a alcançar melhores escores de qualidade de vida do que a mastectomia com reconstrução.

  • Técnicas com tecido autólogo seguem muito valorizadas, especialmente pelos resultados de longo prazo e pela semelhança com a mama original.

  • A aula mostrou avanços no planejamento de mastectomias preservadoras, com estudo prévio da vascularização e uso de angiografia a laser para reduzir complicações.

  • Também foram abordadas reconstruções do sistema linfático, com redução de linfedema, e reconstruções de períneo com retalhos mais funcionais e sensíveis.


Para conferir a palestra na íntegra, clique aqui.

Comentários


bottom of page